Devocional Diário – 17 de setembro de 2019
O propósito do devocional é encorajar seu crescimento espiritual. Nosso devocional poderá ser feito individualmente, em grupo ou em família, mas o principal objetivo é que você separe uns minutos do seu dia para se dedicar a leitura da bíblia e se dispor a conhecer um pouco mais de Deus.
Leitura Bíblica – Romanos 13: 1-4
A guerra é um assunto muito controverso no mundo e na igreja. Considerando o amplo espectro de visões e opiniões, aqueles que seguem a Cristo fariam bem em examinar as Escrituras e perguntar: O que o Senhor pensa sobre a guerra?
Para obter um entendimento adequado, devemos primeiro considerar a condição do nosso mundo caído. A guerra é uma consequência natural do pecado. Alguns conflitos são alimentados por más intenções e desejos, mas outros são uma batalha entre o certo e o errado. Deus odeia derramamento de sangue, mas se o mal não for resistido à força, os ímpios prevalecerão.
O Senhor estabeleceu o governo como um meio de promover o bem e restringir o mal, e a autoridade nacional vem diretamente dele. Mas alguns governantes abusam de seu poder e devem ser impedidos. Nesses casos, Deus permite a guerra pelo bem dos inocentes.
O Antigo Testamento também inclui casos em que Deus usou a guerra para alcançar Seus propósitos. Ele ordenou aos israelitas que lutassem pela posse da terra que lhes havia prometido e matassem os habitantes que eram extremamente maus (Dt 20: 1; Dt 20: 17-18). Além disso, ele usou a guerra para julgar e punir as nações iníquas (Jr 25: 12-14) e até mesmo para disciplinar Seu próprio povo (Jr 5: 15-17).
Ao pensar sobre esse assunto difícil, lembre-se de que o objetivo de Deus é a destruição da maldade, não as pessoas. Na batalha final, Jesus derrotará o pecado e a morte, as guerras cessarão e a justiça reinará (Apocalipse 19: 11-16). Até aquele dia, somos deixados na terra para fazer nossa parte na superação do mal.