Devocional Diário – 18 de agosto de 2019
O propósito do devocional é encorajar seu crescimento espiritual. Nosso devocional poderá ser feito individualmente, em grupo ou em família, mas o principal objetivo é que você separe uns minutos do seu dia para se dedicar a leitura da bíblia e se dispor a conhecer um pouco mais de Deus.
Leitura Bíblica – 1 Coríntios 2: 6-16
Apenas quando pensamos que estamos crescendo em nossa compreensão de Deus, algo acontece que nos leva a imaginar se o conhecemos muito bem. Talvez tenha sido um pedido de oração não respondido, um acidente, uma doença ou alguma perda que abalou nossa fé. O que devemos pensar quando os acontecimentos de nossa vida parecem contradizer nossa compreensão de Deus?
Essa verdade básica pode soar paradoxal, mas é sábio mantê-la na linha de frente do nosso pensamento: temos um Deus que está muito além da compreensão humana, mas Ele quer que o conheçamos e compreendamos seus caminhos. Até mesmo o apóstolo Paulo – que tinha um relacionamento íntimo com Deus – exclamou: “Quão inescrutáveis são os Seus juízos e os Seus caminhos insondáveis! Pois quem conheceu a mente do Senhor? ”(Rom. 11: 33-34).
Então, como podemos conhecer nosso Deus insondável? A única maneira é se Ele se revela a nós – e é exatamente isso que Ele fez. Cada crente é habitado pelo Espírito Santo “para que possamos conhecer as coisas que nos são dadas gratuitamente por Deus” (1 Coríntios 2:12). É por isso que o apóstolo Paulo disse: “Temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16). Embora nunca saibamos ou entendamos tudo o que Deus faz, podemos ter certeza de que ao lermos as Escrituras e andarmos em obediência ao Espírito Santo, Ele nos ensinará os caminhos de Deus.
Nós temos um tesouro inestimável dentro de nós. O Espírito é a única razão pela qual podemos entender conceitos espirituais que estão escondidos daqueles que não conhecem Jesus. Mas com este privilégio vem a responsabilidade de deixar a Palavra de Deus habitar ricamente dentro de nós, porque é assim que o Espírito nos ensina os caminhos do Pai.