Devocional Diário – 05 de julho de 2019
O propósito do devocional é encorajar seu crescimento espiritual. Nosso devocional poderá ser feito individualmente, em grupo ou em família, mas o principal objetivo é que você separe uns minutos do seu dia para se dedicar a leitura da bíblia e se dispor a conhecer um pouco mais de Deus.

Leitura Bíblica – Salmo 32: 1-7
A culpa vem de um sentimento de responsabilidade por alguma transgressão. A convicção pode resultar dos esforços do Espírito Santo para nos afastar do pecado e nos guiar para o nosso Pai celestial. Mas nem toda culpa deriva de ações ímpias.
Falsas culpas, que não são induzidas pelo pecado, podem surgir por uma variedade de razões, tais como desapontamento com a própria performance, uma sensação de vergonha sobre eventos passados, ou críticas de outros por expectativas não atendidas. A rejeição ou um padrão de abuso da infância também pode desencadear essa emoção. Falsa culpa é uma arma poderosa que o inimigo usa para direcionar nossos pensamentos para longe do Senhor.
Falsa ou real, a emoção da culpa divide nossa mente, drena nossa energia e cria um sentimento de insegurança. Se permitirmos que se demore, podemos começar a ter dúvidas sobre a bondade e o amor de Deus por nós. Depressão e desesperança podem seguir. Para lidar com isso, algumas pessoas desenvolvem comportamentos compulsivos em uma tentativa de substituir a autocensura por algo prazeroso. Quantidades excessivas de comida, televisão, internet, compras e exercícios são formas comuns pelas quais as pessoas tentam afastar pensamentos autocondenadores.
Lidar com a culpa rapidamente é importante. Reconheça a emoção para o Senhor e identifique a razão por trás disso. Se você violou a lei de Deus, peça o perdão e tome medidas para mudar o comportamento. Se você descobrir uma falsa culpa, confesse-a e peça a Deus que ajuste o seu pensamento de acordo com a sua. Em ambos os casos, louve-o porque Ele não quer que Seus filhos carreguem fardos desnecessários e prometeu perdoar nossos pecados.